Vejamos o enunciado do problema:
Uma Soma - Calcule o valor da soma
Resolução:
A primeira luz que tive ao olhar para esse problema, foi, perceber se existia alguma propriedade nos números que estavam escritos nos denominadores, e ver se podia manipulá-los. Pois bem, existe sim. Observem:
A primeira parcela da fração 1/2 pode ser repetidamente somada com suas parcelas consecutivas, como 1/6. ou 1/12.
Desse modo, podemos deduzir rapidamente que temos uma função soma, com o seguinte formato que poderá nos fornecer o valor final das adições da sequência.
Observem que, todos os resultados finais podem ser escritos de outra maneira, já que são números dentre o intervalo de 0 a 1. Ou seja:
O que facilitaria a idéia da diferença entre um inteiro e um número bem próximo de um inteiro.
O passo seguinte é apenas descobrir qual é essa diferença que corresponde a parcela final.
É simples, quem observou que há uma relação entre o número do denominador e o valor do domínio ou a posição da parcela que foi adicionada, logo percebeu que se o número do denominador da diferença de 1 é n, então o valor do domínio é n-1. Ou seja:
(Resposta Correta)
Bom é isso, pessoal! Espero sempre estar atualizando este blog com mais problemas resolvidos e introduzir algumas curiosidades matemáticas, bem como outros tópicos de interesse, como biografia dos matemáticos, histórias polêmicas. A missão é tornar a matemática algo divertido, mas ao mesmo tempo uma ferramenta de pensamento. Beneficiem-se do poder do raciocínio!
Eu acho que essa é uma ótima resolução. Mas estava me indagando se a semelhança de progressão dos denominadores não poderia dar alguma outra resposta. Afinal do primeiro número ao segundo o denominador aumenta em 4. Do segundo para o terceiro 6... 8... 10... e assim por diante. Se você puder englobar isso eu ficaria grato.
ResponderExcluir